Mudança de esquema da vacina Meningococo B (Bexsero)

O laboratório produtor da vacina Meningococo B (GSK), submeteu à ANVISA mudanças na bula desta vacina, sendo recentemente aprovada as alterações:

• Para criança menores de 12 meses, o esquema vacina passa a ser duas doses com intervalo de 2 meses entre elas e 1 dose de reforço entre 12 e 15 meses. (Esquema 2+1).

Antes, eram recomendadas 3 doses e 1 reforço. (esquema 3+1) para essa faixa etária.

Recomendamos que a vacinação seja idealmente feita aos 3 e 5 meses de idade, simultaneamente à vacina Meningocócica conjugada ACWY.

• Para crianças de 12 a 23 meses, o esquema vacinal muda para duas doses com 2 meses de intervalo entre elas e 1 reforço entre 12 e 23 meses após a vacinação primária.

Para este grupo de crianças de 12 a 23 meses, onde o esquema vacinal era de duas doses e sem reforço, a nova bula passa a incluir um reforço, a ser aplicado entre 12 e 23 meses após duas doses iniciais.

Esta atualização visa cumprir exigências regulatórias de adequação de bula para que esta reflita a recomendação posologia em nível mundial. A partir de agora a bula brasileira segue as recomendações também da EMEA (agência regulatória europeia) e de outros países da América Latina como a Argentina.

• A partir de 24 meses e até 50 anos de idade, o esquema é de duas doses com intervalo mínimo de 1 mês entre elas, não estando estabelecida a necessidade de dose(s) de reforço(s).

Confira a tabela simplificada da Bexsero:

Segue o link para o documento, justificando as mudanças comentadas.