Pneumonia e gripe: vacinação, a melhor forma de prevenção

Gripes, resfriados, pneumonias, crises de asma e de bronquite são doenças que se manifestam com mais frequência durante o inverno. Entre as complicações apresentadas pela infecção gripal, a pneumonia é uma das mais graves e atinge a população em geral, porém a gripe é mais agressiva na faixa etária infantil e nos idosos, bem como em pessoas com imunidade baixa. Por isso, são necessários alguns cuidados especiais com a saúde, como por exemplo a prevenção por meio da vacinação antipneumocócica e a vacinação antigripal anual.

Segundo o pneumologista Rodrigo Cabral, da Clínica Pneumho, a exposição ao frio agrava várias doenças respiratórias em razão do efeito danoso do frio sobre o epitélio da via aérea, tecido que reveste a mucosa das fossas nasais. Outro fator que contribui para o aparecimento de doença no inverno é o hábito de permanecer em ambientes fechados. Isso eleva o índice de infecções virais, explica Rodrigo.

Além da administração das referidas vacinas, as medidas preventivas ocupam uma parcela importante nessa situação como o abandono de hábitos prejudiciais, como o tabagismo ou o alcoolismo. A adoção de práticas saudáveis como uma alimentação equilibrada.

Cuidados que devem ser tomados:

  • Lavar bem as mãos, principalmente após espirrar ou tossir
  • Manter uma alimentação balanceada e rica em alimentos naturais
  • Ter uma boa noite de sono é essencial para manter a saúde em dia
  • Praticar atividade física
  • Recomenda-se a ingestão de muito líquido