Vacinação

O que é Vacina?

É uma substância produzida a partir de particulas de bactérias ou vírus inativados ou enfraquecidos. Ao ser aplicada, a vacina provoca uma reação imunológica, promovendo a produção de anticorpos contra aquele agente causador da doença. Dessa forma a vacina prepara o organismo para que, em caso de contato com aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir rapidamente não permitindo o desenvolvimento da doença ou o aparecimento uma de forma branda.

Porque tenho que tomar vacina?

Para nos proteger de doenças potencialmente graves, como meningite e dengue. As vacinas se apresentam como grandes guardiãs da nossa saúde e ajudam a nos manter livres de doenças.

Você sabia que vacina não é coisa só de criança?

Algumas vacinas precisam ser tomadas de tempos em tempos durante toda a nossa vida a fim de manter títulos de anticorpos protetores de forma permanente. Em função disso estão disponíveis calendários de vacinação de acordo com cada faixa etária: Criança, adolescente, adulto, idoso. CONSULTE AQUI.

Como funciona uma vacina?

A lógica da vacina é tentar estimular o organismo a produzir anticorpos sem que ele precise ter ficado doente antes. Tentamos apresentar ao sistema imune a bactéria ou vírus de forma que haja produção de anticorpos, mas não haja desenvolvimento da doença.

Clique aqui para ver as vacinas disponíveis