Preciso vacinar durante a gestação?
Sim. O ideal é que todos as vacinas estejam em dia e mesmo assim, existe um calendário de vacinação específico para a gestante. E a vacinação é necessário a para a proteção da mãe e do bebe.
Como a mãe pode se beneficiar das vacinas?
Sabemos que a gestação aumenta a susceptibilidade para complicações de algumas doenças (gripe por exemplo), sendo a gestante considerada grupo de risco, aumentando a necessidade de imunização.
E a proteção do bebê, como acontece?
A mãe, após receber a vacina, começa a produzir anticorpos que passam livremente pela placenta, e depois também pelo leite materno, protegendo o bebê por vários meses após o nascimento enquanto ele não tem o seu esquema de vacinação completo. Também ela própria se beneficia dessa proteção.
Quais são as vacinas recomendadas durante a gestação?
Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche) – dTpa ou dTpa-VIP ou Dupla adulto (difteria e tétano) – dT à protege contra difteria (crupe), tétano e coqueluche (tosse comprida).
A dTpa está recomendada em todas as gestações, pois além de proteger a gestante e evitar que ela transmita a coqueluche ao recém-nascido, permite a transferência de anticorpos ao feto protegendo o bebê nos primeiros meses de vida até que ele tenha completado seu esquema de vacinação.
Mulheres não vacinadas na gestação devem ser vacinadas no puerpério, o mais precocemente possível, assim como todos os contatos domiciliares com o bebê, como avós, baba, e até irmãos, se não estiverem com o cartão de vacinação em dia.
Hepatite B Três doses, no esquema 0 – 1 – 6 meses. A vacina hepatite B é recomendada para todas as gestantes suscetíveis.
Influenza (gripe) Dose única anual. A gestante é grupo de risco para as complicações da infecção pelo vírus influenza. Dose única anual, em qualquer fase da gestação. Desde que disponível, a vacina influenza 4V é preferível à vacina influenza 3V, por conferir maior cobertura das cepas circulantes. Na impossibilidade de uso da vacina 4V, utilizar a vacina 3V.
E outras vacinas como: hepatite A, pneumocócica, Meningocócica conjugada ACWY, Meningocócica B, podem ser aplicadas?
Sim. Todas essas vacinas são inativadas, portanto sem riscos para o feto e poderão ser aplicadas em situações de risco para a doença.
E quais vacina não posso tomar?
A Vacina contra Febre Amarela, normalmente é contraindicada em gestantes. Em situações de epidemia, quando o risco de infecção supera os riscos potenciais da vacinação, a vacinação poderá ser realizada na gravidez, após prescrição médica.
A vacina da febre amarela também é contraindicada durante a amamentação até que o bebê complete 6 meses. Se a vacinação não puder ser evitada, suspender o aleitamento materno por dez dias após a vacinação. Para manter a produção, o leite este deve ser ordenhado e desprezado em seguida.
A vacina da dengue também é contraindicada durante a gravidez e o período de amamentação, assim com a vacina Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); Varicela (catapora), HPV.
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela (catapora), HPV, poderão ser plicadas o puerpério.