A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprova no final de cada ano, a composição de vacinas contra influenza que serão utilizadas no Brasil no ano seguinte.
O órgão destaca que a mudança da composição de cepas ou tipos de vírus da vacina contra influenza é considerada fundamental para a eficácia da dose porque o vírus se adapta e sofre mutações.
Para 2024, as vacinas Tetravalente/quadrivalentes (disponíveis apenas na rede privada) terão a seguinte composição:
– Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09.
– Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2).
– Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).
– Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata).
Quer realizar uma Campanha de Vacinação contra a Gripe em sua empresa ou condomínio? Entre em contato com a unidade Neocentro mais próxima de você.
Dúvidas sobre a vacina sazonal contra gripe:
Não, a vacina não causa a doença. As vacinas são produzidas com vírus inativados e, portanto, não provocam a doença, nem mesmo em pessoas com a imunidade reduzida. A vacina pode provocar reações adversas leves, como dor e vermelhidão no local, dor no corpo, cefaleia. Esses sintomas são benignos e desaparecem em 1 a 2 dias.
No Brasil, temos disponíveis as vacinas quadrivalentes nas clínicas particulares, com 4 cepas do vírus influenza e na rede pública, a vacina trivalente, com 3 cepas do vírus. A vacina com 4 cepas promove uma proteção maior.
Sim, em 2023 já temos disponível a vacina quadrivalente da Sanofi Pasteur – EFLUELDA , que contem 4 vezes mais antígenos e por isso tem capacidade de gerar maior resposta imune em pessoas com mais de 65 anos, sendo, portanto, mais efetiva.
A gripe é uma doença potencialmente grave, que pode levar a complicações, especialmente em pessoas asmática, cardiopatas, diabéticos e outras doenças crônicas. Pode levar a internação e complicações graves também em crianças e adultos saudáveis, portanto a prevenção com a vacina é a melhor opção.
Todas as pessoas que tem mais de 6 meses de idade devem ser vacinados, com raras exceções (pessoas comprovadamente alérgico a algum componente da vacina).
Alguém pode ser exposto ao vírus da gripe pouco antes de ser vacinado ou durante o período de duas semanas após a vacinação, tempo que leva o corpo a desenvolver proteção imunológica. Esta exposição pode fazer com que uma pessoa fique doente antes que a proteção da vacinação entre em vigor. Podemos ter circulação de cepas de influenza diferentes das cepas da vacina; mas mesmo quando isso acontece, a vacinação reduz a severidade da doença.
- A vacinação contra a gripe pode evitar que você adquira a doenca, principalmente as formas graves;
- Evita milhões de doenças e consultas médicas relacionadas à gripe a cada ano;
- Reduz o risco de hospitalização associada à gripe, responsável por milhares de hospitalizações a cada ano;
- diminui as taxas de alguns eventos cardíacos entre pessoas com doenças cardíacas, especialmente entre aquelas que tiveram um evento cardíaco no ano anterior; – Pode reduzir o risco de agravamento da doença pulmonar crônica relacionada à gripe (por exemplo, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) que requer hospitalização);
- Ajuda a proteger as mulheres grávidas contra a gripe durante e após a gravidez e ajuda a proteger seus bebês da gripe nos primeiros meses de vida, quando os bebês são muito jovens para serem vacinados;
- Pode salvar vidas em crianças (um estudo de 2022 mostrou que a vacinação contra a gripe reduziu o risco infantil de gripe grave com risco de vida em 75%);
- Pode proteger as pessoas ao seu redor, incluindo aquelas que são mais vulneráveis a doenças graves da gripe, como bebês e crianças pequenas, idosos e pessoas com certas condições crônicas de saúde.
Clique no ícone da unidade do seu estado e faça sua compra:
Open this in UX Builder to add and edit content