Vacinação contra Pneumonia: O que há de mais recente

Infecções pneumocócicas são causadas pela bactéria encapsulada Streptococcus pneumoniae (pneumococo), tem distribuição universal e é responsável por elevado número de casos de hospitalização e óbito em todo mundo, especialmente em crianças e adultos com mais de 60 anos.

  • Como se transmite?: o pneumococo pode colonizar as vias aéreas superiores, especialmente de crianças pequenas, e ser transmitido a outras pessoas através do contato com gotículas de secreções respiratórias. 
  • O que causa? algumas pessoas  colonizadas pelo pneumococo podem desenvolver doença pneumocócica invasiva (DPI). DPI é a infecção de locais habitualmente estéreis, levando a pneumonia com bacteremia, meningite, osteomielite, artrite séptica, , bacteremia e sepsis (infecção na corrente sanguínea). O pneumococo também pode causar infecções não invasivas, tais como: pneumonia sem bacteremia, sinusite, conjuntivite e otite média. 
  • Sobre a bactéria: o peumococo é classificado em sorotipos, de acordo com o tipo de polissacarídeo de sua cápsula, que também é o principal fator de virulência da bactéria. Pelo menos 90 sorotipos de pneumococo já foram documentados, sendo 24 deles os mais importantes causadores de doenças no ser humano.

Como prevenir uma doença pneumocócica? Além da higiene, hábitos de vida saudáveis, manter sob controle doenças tais como diabetes, hipertensão arterial e asma brônquica, a prevenção através da vacinação é fundamental. 

Vacinas Pneumocócicas Disponíveis no Brasil:

  1. Vacinas conjugadas: feitas a partir do polissacarídeo da cápsula da bactéria conjugada com uma proteína, que amplifica a resposta imune e gera memória imunológica.
  • Pneumo 10 (PCV10 – Fiocruz): Protege contra 10 sorotipos da bactéria. Indicada para crianças menores de 5 anos. Disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Pneumo 13 (PCV13 – Pfizer): Protege contra 13 sorotipos. Indicada para crianças, adultos e idosos com condições de saúde específicas. Disponível no SUS para grupos de risco e em clínicas privadas.
  • Pneumo 15 (PCV15 – MSD): Recém-lançada, oferece proteção contra 15 sorotipos. Disponível em clínicas privadas.
  • Pneumo 20 (PCV20 – Pfizer): Esta vacina, já aprovada pela ANVISA e em uso nos EUA, amplia a proteção para 20 sorotipos, oferecendo uma cobertura ainda mais abrangente. Espera-se que esteja disponível inicialmente em clínicas privadas no segundo semestre de 2024.

2. Vacinas Polissacarídicas: compostas apenas pelos polissacarídeos da cápsula da bactéria,  promove uma boa resposta imun4e mas não gera memória imunológica, e portanto seu efeito protetor dura menos tempo.

  • Pneumo 23 (PPSV23 – MSD): Protege contra 23 sorotipos. Indicada para crianças acima de 2 anos de idade com condições especiais de saúde,adultos acima de 60 anos e pessoas com comorbidades. Disponível no SUS para grupos de risco e em clínicas privadas.

Como são as indicações e esquemas da vacinação contra Pneumonia?

  • Crianças: A vacinação começa aos 2 meses com a PCV10 ou PCV13/15, seguindo o calendário de imunização do SUS e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), com esquema de doses com 2, 4, 6 meses e reforço entre 12 e 15 meses
  • Adultos e Idosos: Recomenda-se a PCV13/15 ou PPSV23 para aqueles com condições médicas específicas que geram maior susceptibilidade à doença ou com mais de 60 anos. Esquema de dose única da vacina pneumo 13/15 e em 12 meses 1 dose de Pneumo 23;

⇒Grupos de Risco: Incluem pessoas com doenças crônicas, incluindo anemia falciforme e asplênicos, imunossupressão, e outras condições que aumentam o risco de infecção pneumocócica.

Importância da Vacinação no período do inverno

A vacinação contra pneumonia no inverno é crucial devido ao aumento das infecções respiratórias durante essa estação. O clima frio favorece a circulação de vírus e a infecção causada pelo vírus no trato respiratório favorece a penetração de bactérias, levando a pneumonias, sinusites, otites e DPI.

A imunização contra gripe e pneumonia ajudam a prevenir a doença, reduzindo complicações graves, hospitalizações e mortes, especialmente em grupos vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Além disso, a vacina contribui para a diminuição da pressão sobre os sistemas de saúde durante os meses de inverno, quando a demanda por cuidados médicos costuma ser maior.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e mantenha-se protegido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.