Tire suas dúvidas e proteja o futuro de quem você mais ama, vacine seus filhos contra HPV.

O Papiloma Vírus Humano, também conhecido como HPV, é o causador do câncer de colo uterino e também está relacionado ao câncer de orofaringe, pênis, vulva, vagina e ânus. Esse vírus comumente é transmitido por relações sem proteção e infecta pele ou mucosas.

A boa notícia é que a vacina é a forma mais efetiva de prevenção, e nesse artigo vamos tirar algumas das suas dúvidas e esclarecer porque sua filha e seu filho devem ser vacinados precocemente.

  • Por que meu filho(a) precisa se vacinar?

A vacina é importante pois ela previne infecções que podem causar câncer. Por isso, é importante não perder tempo e se vacinar na idade certa.

  • O que o HPV pode causar?

Câncer de colo de útero, vagina, ânus, garganta e verrugas genitais (condilomatose).

  • A vacina funciona?

Cada vez mais dados mostram que a vacina previne a infecção pelo HPV evitando as lesões pré cancerígenas, que ao longo da vida se transformam em câncer. Em países como o Japão, Inglaterra, Suécia dentre outros, os dados mostram redução de mais de 95% dos casos de câncer de colo de útero.

  • Por que a vacina precisa ser iniciada em crianças tão jovens (9 a 11 anos)?

Essa é uma pergunta fundamental, pois tem relação direta com o mecanismo de ação do vírus no organismo, que penetra nas células e assim permanece e passa despercebido pelo sistema imunológico e ao longo do tempo, leva a transformações neoplásicas nessas células. Assim, é fundamental que o vírus não consiga penetrar nas células e somente a vacina é capaz de induz imunidade adequada e impedir a entrada e permanência do HPV no interior das células.  Daí a importância de garantir a proteção antes do início da atividade sexual, pois a contaminação é rápida e episódios de reinfecção são frequentes e inevitáveis, o que potencializa o efeito cancerígeno do vírus.

  • Todos os adolescentes tem risco de contrair o HPV?

A infecção pelo HPV é muito comum, em ambos os sexos e iniciar a vacina antes da contaminação é fundamental para melhor eficácia da vacina.

  • Os meninos também precisam se vacinar?

Sim, a vacina ajuda a prevenir câncer de pênis, anus e orofaringe.

  • A vacina pode estimular minha filha(o) a iniciar atividade sexual mais precocemente?

Estudos no mundo todo mostraram que a vacinação não antecipou a idade de início de atividade sexual dos adolescentes.

  • A vacina é segura?

Sim, a vacina é muito segura, está em uso desde 2006 nos EUA e no Brasil desde 2014; assim como qualquer medicação, ela pode causar algum evento adverso, que inclui dor, inchaço e vermelhidão no local de aplicação, que vai resolver em 2 a 3 dias. É importante lembrar de vacinar o adolescente em posição sentada, pois nessa faixa etária pode ocorrer um desmaio provocado pelo stress (reflexo vagal) e na queda o adolescente pode se machucar. É prudente manter um período de 10 a 15 minutos sentado antes de sair do local de vacinação.

  • Vacina contra HPV pode causar problema de fertilidade na minha filha(o)?

Não existe nenhuma evidência que mostre qualquer efeito da vacina na fertilidade. Entretanto mulheres que desenvolvem uma lesão pré cancerígena ou câncer por HPV, podem requerer tratamentos que podem limitar a sua habilidade de ter filhos.

  • Se já tive HPV posso me vacinar?

Sim, você deve se vacinar pois a chance de repetidas contaminações é alta e a vacina induz a produção de elevados títulos de anticorpos que podem prevenir o surgimento de novas lesões pré neoplásicas.

  • Qual é o esquema de vacinação adotado no Brasil?

Duas dose para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, com intervalo de 6 meses entre elas. Quando o esquema é iniciado após os 15 anos, o passa a ser de 3 doses.  A vacina está disponível na rede pública (segundo os critérios de indicação do PNI) e nas clínicas particulares e é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos.

É importante ressaltar que a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

 

Fontes:  – Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hpv-1/hpv

    – SBIM: https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao

    – CDC Atlanta:  https://www.cdc.gov/hpv/index.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.