Por que meu filho vive gripado?

Nos últimos três meses observamos um súbito aumento da demanda nos consultórios de pediatria com crianças apresentando quadros repetidos de infecção de vias aéreas.
Geralmente é esperado que isso ocorra no outono/inverno, quando um número maior de vírus circulam, principalmente adenovírus, vírus da gripe e o vírus sincicial respiratório.

O que vem ocorrendo com muita frequência, são quadros de resolução mais demorada e muitas vezes com associação a co-infecções bacterianas e a dúvida mais frequentes dos pais é: porque isso ocorre? Estaria seu filho com imunização baixa? O que podemos fazer para evitar ou reverter esses quadros?

Na verdade o que acontece é que durante a pandemia, as crianças ficaram isoladas, muitas vezes com convivência restrita ao grupo familiar, sem contato com outras crianças nas escolas, parquinhos, aniversários. Com isso, elas também deixaram de entrar em contato com os agentes que estimulam seus sistemas imunológicos. Posteriormente, com a diminuição de casos de Covid 19, foram retornando às atividades escolares e o convívio social e então esse “adormecimento” do sistema imunológico acabou, fazendo que esses vírus, que circulam todos os anos, aflorassem com essa frequência, levando a infecções virais subentrantes e
muitas vezes de difícil controle.
Sabemos que todos os vírus tem seu ciclo, e o tratamento se resume a medicamentos sintomáticos, hidratar, oferecer uma boa alimentação e cuidados com a higiene nasal e
ambiental.

Para alguns vírus, como o da influenza (gripe), existe a vacina que oferece ampla proteção e que deve ser aplicada todos os anos nessa época de outono e inverno.
Também, prevenção para doenças como pneumonias, otites e meningites causadas pelo pneumococo, uma bactéria que veicula com frequência na infância e em escolares.
Previna seus filhos através da vacinação segura. Procure uma clínica e certifique se o cartão de seu filho está em dia.
Nós, da Neocentro Vacinas, estamos aqui para orientá-los de maneira segura e humanizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.