O Impacto do VSR no adulto e idoso. Conheça a nova vacina!

O VÍRUS SINCICIAL RESPIRATÓRIO (VSR), já bem conhecido como causador de bronquiolite e pneumonias em crianças, especialmente menores de dois anos de idade, é também causa frequente de doença respiratória grave em idosos e adultos portadores de doenças crônicas, como cardiopatas e portadores de DPOC.

A infecção pelo VSR, acomete o trato respiratório inferior, inicialmente com sintomas iguais a um resfriado comum. Evolui de forma rápida causando processo inflamatório grave, geralmente difuso. Nos casos mais graves, a associação com infecções bacterianas, resulta em quadros de pneumonias graves, muitas vezes levando ao óbito. A cada ano, estima-se que entre 60.000-160.000 adultos mais velhos nos Estados Unidos são hospitalizados e 6.000-10.000 morrem devido à infecção por RSV.

Outros grupos também são mais susceptíveis a contrair o VSR, são eles:

  • Idosos mesmo sem comorbidades
  • Adultos com sistema imunológico enfraquecido
  • Adultos com outras condições médicas subjacentes
  • Adultos que vivem em lares de idosos ou instalações de cuidados de longa duração.

Agora chega ao Brasil Arexvy ®, a vacina indicada para esses grupos e, com apenas uma dose, protege contra o VSR. Arexvy® age produzindo anticorpos e células brancas especiais para reduzir a chance de apresentar doenças graves causadas pelo VSR. Como Arexvy® não contem o VSR, ela não é capaz de causar infecção pulmonar. E necessário apenas uma dose, com volume de 0,5 ml, via intramuscular. As reações mais comuns são semelhantes as de outras vacinas, como dor, às vezes vermelhidão e inchaço no local da aplicação.

As contraindicações são: alergia a algum componente da vacina, quadros febris e facilidade para ter sangramentos ou hematomas.

Converse com seu médico a indicação e possibilidade dos benefícios com a vacina contra o VSR.