O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é o documento que comprova a vacinação contra determinadas doenças como febre amarela, meningite e outras. Ele é necessário porque alguns países exigem o documento para a entrada em seu território.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) atualiza regularmente em seu portal os países que exigem o documento.
IMPORTANTE: Se seu voo tiver escala ou conexão, confira todos os países por onde irá passar.
A validade do CIVP de febre amarela inicia-se 10 dias após a data de vacinação e se estende por toda a vida. Você só precisa tirá-lo apenas uma vez.
Primeiramente, tome a dose da vacina em um posto de saúde do SUS ou em uma clínica particular de vacinação. Guarde o comprovante de vacinação porque você vai precisar dele para pedir o certificado.
Atenção: Tome a vacina da febre amarela no mínimo 10 dias antes da viagem.
Em seguida você deve solicitar o Certificado. Consulte se seu CIVP para Febre Amarela já está disponível no MeuSUS Digital https://meususdigital.saude.gov.br/ , caso contrário, faça seu cadastro, preencha e envie o formulário de solicitação. O sistema irá enviar e-mails automáticos para você – não responda a esses e-mails.
Se você já teve um CIVP emitido presencialmente no sistema antigo da Anvisa, basta indicar essa opção para solicitar a recuperação das informações para emitir novo CIVP.
Você terá acesso ao Certificado na área “Minhas solicitações”, clicando em “responder” ao lado do protocolo. Baixe o Certificado, imprima-o e assine no local indicado. Se não encontrar sua solicitação, desmarque a opção “Em andamento” para ver as solicitações concluídas.
O CIVP fica disponível para reimprimir sempre que quiser.
Caso tenha dúvidas, a equipe Neocentro está à disposição para orientações.